Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

Histórico

Sobre o Soja Plus

Histórico

O Programa Soja Plus foi criado em 2011 pela iniciativa conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja – MT). O Soja Plus foi implementado em Goiás em 2017, com o objetivo de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja e consolidar uma região de origem agrícola sustentável.

Além de Goiás, o Soja Plus está presente nos Estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Foram atendidos mais de 5 mil produtores rurais e gerentes de fazendas, através de cursos de atendimento à legislação aplicada ao meio rural e assistência técnica para o melhoramento contínuo das propriedades rurais nas áreas econômica, social e ambiental.

O Estado de Goiás será o quinto do Brasil a aderir ao programa Soja Plus. Com a entrada de Goiás no programa, o Estado passa a ser o segundo maior produtor em relação à área de soja cultivada. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra goiana de soja de 2016/2017 foi de 10,82 milhões de toneladas, em uma área de 3,28 milhões de hectares.